Pesquisar este blog

sábado, 6 de novembro de 2010

Porque gostamos de sentir medo?



"A emoção mais forte  é o medo, e o medo mais forte é o medo do desconhecido" 
H.P. lovecraft

Bruxa de Blair, Montanha-russa, salto de para-quedas, noite do terror, todos esses divertimentos exploram algo em comum, nosso medo. E porque gostamos de sentir medo? Porque quando assistimos a um filme de terror e as cenas não são tão assustadoras, ficamos frustrados? Um dos sentimentos humanos mais fortes que mistura diversas sensações e reações, atualmente tem sido um dos maiores entretenimentos, porque isso acontece?



O Medo
Medo é uma reação em cadeia no cérebro que tem inicio com um estímulo de estresse e termina com liberação de compostos químicos. Com a descarga destes compostos, por exemplo, adrenalina, conseqüentemente vem o aumento dos batimentos cardíacos e o tremor. Sentimos logo em seguida uma ansiedade muito grande e dependendo do tipo de estímulo podemos até mesmo perder a consciência ou obter momentaneamente um desvio de personalidade.




Porque sentimos Medo?
Creio que de todos os mecanismos de defesa do corpo o medo é o mais eficiente, tanto em seres humanos e outros animais, o medo tem uma função muito bem definida, fazer com que o indivíduo sobreviva. Sentimos medo por um estimulo direto e inesperado ou por antecipação de um evento, que pode ser real ou imaginário. Fazemos suposições do que está por vir e essas suposições nos deixam com mais medo ainda. 

Assim esse mecanismo de defesa se inicia antes mesmo da defesa propriamente dita. Se somos surpreendidos por uma pessoa com um palito de fósforo aceso próximo ao nosso braço, antes mesmo se sermos tocados, somos violentamente afastados do "perigo" devido a este sistema incrível de defesa.

Sendo assim o medo é a antecipação mental de um perigo e prepara nosso corpo para reagir coerentemente com o estímulo que o iniciou.


Reações
Quanto maior o estímulo do medo, maior a reação imediata do cérebro, menor a intervenção consciente. A primeira reação do medo é a fuga, o afastamento, simultaneamente a ocorre a ansiedade, que é aquela sensação desagradável de um vazio no estômago, pressão no peito,transpiração.

Porque gostamos de sentir medo?
Assim que somos surpreendidos com um evento que desencadeará o medo, nosso cérebro libera: dopamina, endorfina e adrenalina, substâncias que preparam nosso corpo para uma reação. Só que quando o cérebro percebe que a situação na realidade não representa um risco efetivo, suspende imediatamente a produção destas substâncias. A dopamina é capaz de deixar nosso corpo num estado de atenção elevado e conseqüentemente aumentar nosso nível de alerta, quando a dopamina é liberada na corrente sanguínea  sentimos inicialmente uma sensação de prazer e calma, porem se circulação desta substancia perdurar no organismo, vem as sensações ruins e de desorientação e fadiga.

Gostamos de sentir esta elevação e supressão de dopamina em nossa corrente sanguínea, porém, gostar de sentir medo não se limita apenas a reações químicas do nosso organismo, a questão é muito mais sutil e abrangente do que meras especulações químicas e esta relacionada a capacidade de sentir emoções misturadas, de tensão e prazer, simultaneamente.

Em um teste realizado por professores da universidade da Flórida, algumas pessoas foram orientadas a marcar seu grau de sensações positivas e negativas enquanto assistiam filmes(documentário, terror, comédia).

Ao final do teste a descoberta dos pesquisadores foi que os momentos mais horripilantes eram também os momentos que mais davam prazer. Essa mistura de sentimentos é a responsável por buscarmos momentos de tensão e medo uma sensação de diversão e prazer.



Esse prazer que é uma mistura de sentimentos pode até imitar a excitação sexual, o que faz que não seja nenhuma surpresa o fato de pessoas quererem ver filmes de terror e andar de montanha-russa em encontros romântico. É ou não é?
Que casal lindo em seu encontro romântico


O psicólogo Arthur Aron conduziu um estudo com pessoas quem tem medo de altura, ele fez com que um grupo de homens andasse por uma ponta instável de 140 m suspensa a uma altura de 70 m, ao passo que outro grupo deveria andar em uma ponte idêntica, porem, totalmente estável. No final de cada ponte, os homens encontravam uma linda, jovem e maravilhosa mulher, a assistente do Psicólogo, que fazia uma bateria de perguntas relacionadas a um estudo imaginário e logo em seguida oferecia seu telefone celular, casou houvesse dúvidas ou alguma informação adicional. dos 33 homens que passaram sobre a ponte estável, dois ligaram para a assistente. Agora, dos 33 homens que passaram sobre a ponte instável, nove ligaram. A conclusão foi que medo que o estado de medo estimula a atração sexual, ou seja, estão intimamente relacionadas.




Coloquei um vídeo abaixo que retrata o medo, desencadeando ansiedade e angustia, pelo tom da voz percebemos o grau de medo que ele passou. 










2 comentários:

Felipe disse...

Bom post!

Eu sempre pensei comigo mesmo sobre pq gostamos de sentir medo, mas nunca cheguei a pesquisar...

acabei de ler todos os seus posts, muito bom o seu Blog parabens...

Unknown disse...

Ótimo artigo, era realmente oque eu estava procurando.

Continuem assim