Pesquisar este blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Você conhece a pílula da inteligência?


Ela esta se tornando moda entre os Executivos dos EUA, a famosa “pílula da inteligência” ou a “droga do século XXI”.

A droga foi identificada por volta de 1990, testado em gatos, sendo testado posteriormente em humanos, seu mecanismo de atuação ainda não foi identificado, assim como outros psicofármacos, mas isso não impediu seu estrondoso sucesso, suas vendas subiram de 25 milhões de dólares no ano de 1999 para 575 milhões em 2005.

A “Droga do século XXI” promete estimular o estado de vigília e das capacidades cognitivas, sem possuir, aparentemente, os efeitos secundários das drogas anfetamínicas.


Esta droga é para o sono o que os anticoncepcionais são para o Sexo: separa os atos de suas consequências biológicas.

Foi desenvolvida inicialmente para o tratamento da narcolepsia, porem se utilizada em pessoas sem esta doença foi constatado que é possível dormir por apenas 4 horas e passar 72 horas plenamente acordado e sem sono, aumentando ainda sua capacidade de concentração e discernimento, melhorando o humor e a sociabilidade.

O mais incrível deste medicamento é que após passar 72 horas plenamente acordado, seu corpo não vai cobrar o excesso, então é só dormir por 8 horas que seu ciclo novamente se estabiliza. Essa droga permite o estudo ou realizações de tarefas que exijam concentração por longos períodos de tempo (48 horas ou mais) sem a necessidade de sono e sem cobrar a dívida, como acontece com a cafeína ou anfetamina, sem causar dependência.

O nome deste milagre tecnológico é Modafinil, comercializado no Brasil pelo nome Stavigile.
Obviamente o exército americano se interessou pela ideia e tem testado exaustivamente seu uso, benefício e efeitos colaterais, como substitutos das anfetaminas, que tem reações marcantes.
Modafinil



Porem não é só no meio militar que o Modafinil tem crescido, entre os adolescentes e adultos seu uso tem se popularizado, visto que até hoje não foi descoberto nenhum efeito colateral ao curto prazo.

Há relatos de que médicos estão sendo bombardeados por pessoas saudáveis solicitando receitas de Modafinil como estimulante cognitivo que os faça dormir menos, trabalhar e se divertir mais.

Pesquisa:

Uma pesquisa recente, conduzida por cientistas americanos visou demonstrar se haveria alguma vantagem em usar o Modafinil em vez de cafeína.

Organizaram então um estudo aleatório duplo-cego com administração de placebos, cafeína e Modafinil, no qual 50 voluntários foram mantidos acordados durante 54 horas consecutivas. Depois de cerca de 40 horas, os indivíduos receberam placebo ou 600mg de cafeína (aprox. 6 xicaras de café) ou uma de três possíveis doses de Modafinil (100mg, 200mg ou 400mg). Depois foram submetidos a uma bateria de testes para avaliar as funções cognitivas e os efeitos colaterais.

Resultado:

A dose mais alta de Modafinil (400mg), eliminou a fadiga e restaurou o desempenho cognitivo aos níveis normais.

Dormir poucas horas, ter alta concentração e discernimento é um prato cheio para qualquer pessoa que queira se desenvolver em alguma área ou simplesmente ficar 24 horas ON.

O mais interessante é a ausência constatada dos efeitos colaterais do Modafinil em curto prazo, podem, no entanto se manifestar em longo prazo.

Com estas qualidades que a Droga disponibiliza, há uma discussão a respeito do doping mental. Imagine você, simples cidadão humano competindo em uma prova com alguém que fez uso deste tipo de artefato, com certeza seria desleal e consequentemente injusto.





Embora comercializado no Brasil este produto não pode ser comercializado na internet e só pode ser vendido com apresentação e retenção de receita médica.


4 comentários:

Frederico disse...

fonte?

Anônimo disse...

Arial 12, algumas parte em negrito!

Unknown disse...

boa, rsrsrs

Anônimo disse...

é fato, saiu ate uma materia na superinteressante, vale lembrar tb q ela capaz de causar uma doença de pele que da ate morte, mas reza lenda q é muito raro, e só em determinadas pessoas, os efeitos colaterais so vamos saber daki a anos que nem com os esteróides
e sim... ja tem gente q usa isso pra concurso público