Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

Camisas Versus Nó de Gravata

Para algumas pessoas o nó de gravata é sempre igual, na verdade para cada tipo de colarinho existe um nó especifico, no qual combina no tamanho e formato.

Vamos conhecer cada tipo de nó:


Four-in-Hand (Nó Simples)

Este é o mais conhecido e utilizado, combina com a maioria das gravatas e colarinhos das camisas, perfeito para homens de média e elevada estatura. Tem um formato cônico e alongado.

Preparação:



Volta para cima o colarinho da sua camisa, feche o botão e coloque a gravata.
Os homens de média estatura colocarão a parte estreita da gravata ao nível do cinto e os homens de elevada estatura colocarão acima. Os homens de busto curto quanto a eles preferirão o
nó duplo, cuja forma é semelhante.

As fases:

Fase 1: Por baixo do colarinho, cruze a parte larga sobre a parte estreita.
Fase 2:
Faça deslizar a parte larga sob a parte estreita.
Fase 3: Envolva a parte larga sobre a parte estreita.
Fase 4:
Passa para cima a parte larga e por baixo da gravata coloque o índex no nó realizado. Retira o índex e deslize a parte larga da gravata na fivela.
Fase 5:
Mantenha a parta estreita. Tira delicadamente a parta larga para apertar a fivela. Ajuste o nó, e em seguida eleve até ao último botão do colarinho.

Uma vês feito o nó da gravata, a parte estreita não deve ser visível e a extremidade da parte larga deve situar-se ao nível da cintura.


Nó Duplo


Muito parecido com o Four-in-Hand, porém necessita de mais uma volta na preparação, combina com quase todos os tipos de colarinhos e com as gravatas standard, finas e não muito espessas.


Preparação
:



Coloque a sua gravata à volte do pescoço apòs ter fechado o último botão da camisa e de ter voltado para cima o colarinho.

As duas partes da gravata são colocadas de forma assimétrica. A parte larga deixa-se bem
mais longa que a parte estreita.

O nó duplo em 4 fases:

Fase 1:
Por baixo do colarinho, passe uma primeira vez a parte larga em volta da parte estreita (veja a fase 1 - 3 do nó simples).
Fase 2:
Passe em segunda vez a parte larga em volta da parte estreita.
Fase 3:
Coloque a parte larga voltada para cima por baixo da gravata e deslize-a pela fivela formada pela primeira ou segunda rotação.
Fase 4:
Por fim ajuste o nó obtido, remonte-o e centro-o ao meio do colarinho.

Nó Windsor (Nó Inglês)


Este nó é utilizado em grandes ocasiões, seu nome provém do Duque Windsor que o popularizou. Por ser um nó volumoso deve ser utilizado de preferência com colarinhos mais afastados, italianos ou colarinhos Windosor. Complexo de realizar, para ser bem executado necessita cair entre as duas partes do colarinho e de esconder o ultimo botão da camisa. Combina com as gravatas standards, longas e finas.


Preparação
:



Ponha a sua gravata em redor do pescoço depois de ter fechado o ultimo botão da camisa e de ter voltado para cima o colarinho. As duas partes da gravata são colocadas de forma assimétrica. A parte larga é deixada muito mais comprida do que a parte estreita.

As fases:

Fase 1: Cruze a parte larga sobre a parte estreita. Mantenha o cruzamento, e ao lado, faça uma fivela subindo a parte larga sobre a gravata e rebaixe-a.
Fase 2:
Ponha a parte grande para o outro lado sob o cruzamento. Faça outra fivela subindo a parte larga sobre a gravata e baixando-a.
Fase 3:
Passe horizontalmente a parte larga pela frente da parte estreita.
Fase 4:
Passe verticalmente a parte larga sob a gravata, desamarotte-o e faça passar a parte larga na fivela.

Fase 5:
Mantenha a parta estreita, puxe delicadamente sobre a parte larga para apertar a gravata; centro o nó ao alto e ao meio do colarinho.

Meio Windsor (Nó Francês)

Semelhante ao nó Windsor, porém menos espesso e mais fácil de realizar. Utilizado em gravatas finas ou pouco espessas. Nó elegante e triangular, combina preferencialmente com camisas de colarinho clássico ou camisa de colarinho aberto.


Preparação
:


Coloque a gravata à volta do pescoço. Os homens de tamanhos comuns colocarão o a parte estreita bem por cima da cintura.

Meio Windsor faz-se em 4 fases:

Fase 1:
Cruze a parte larga sobre a parte estreita. Mantenha o cruzamento, e ao lado, faça uma fivela subindo a parta larga sob a gravata e faça-a sair.
Fase 2:
Passa a parte larga horizontalmente por trás, depois pela frente da parte estreita.
Fase 3:
Entre o cruzamento, passe verticalmente a parta larga sob a gravata e deslize- a na fivela.
Fase 4:
Mantenha a parte estreita. Puxe sobre a parte larga para formar o nó. Deslize este último até ao último botão do colarinho da camisa e centre-o.

Ao fim de dar o nó, a parte estreita não deve ser visível e a extremidade da parte larga deve situar-se ao nível do cinto.


Nó Pequeno (Nó Oriental)


Adequa-se às gravatas espessas ou às camisas com colarinho apertado. Fácil de realizar mesmo necessitando de uma rotação 180°, é a fórmula simples de fazer uma gravata.


Ponha a sua gravata no lugar e vire a parte larga de 180° (veja o plano acima). Ou para evitar a "rotação", deslize simplesmente a sua gravata ao avesso à volta do pescoço. A parta larga deixa-se mais comprida que a parte estreita.

A realização de um nó pequeno é feito em 4 fases:

Fase 1:
Por baixo do colarinho, leve a parte larga por baixo da parte estreita.
Fase 2:
Passe de seguida a parte larga por cima da parte estreita.
Fase 3:
Mantenha a fivela passando a parte larga para cima; desamarotte a parte larga e deslize-a pela fivela.
Fase 4:
Finalmente ajuste o nó com a gravata depois remonte-o.

Para que o nó séja perfeitamente concretizado, o último botão da camisa e a parte estreita da gravam devem ser dissimulados.

Nenhum comentário: